Chegamos à época de Samhaim gosto de falar “época” pois para os povos antigos não existia uma data específica, tanto é que a Roda do Ano têm oito celebrações e não apenas quatro como no calendário gregoriano, para eles a natureza tinha várias nuances, ia do cinza do inverno até o colorido do verão, então sabiam que deviam se preparar para esses novos ciclos conforme a paisagem ia mudando a sua volta mas, para quem gosta de data, aqui no hemisfério sul é 30/04 ou 01/05, no hemisfério norte é 31 de outubro.
A atmosfera deste festival é de nostalgia, saudade, lembranças, desapego, retraimento, compreensão e mutação. Os véus entre os mundos se tornam mais tênues nas noites de Samhain, permitindo a comunicação com os espíritos dos ancestrais e dos familiares falecidos. Você também tem saudade de algum ente querido que já não está mais aqui?
Na noite de Samhain honre sua memória, agradeça aos momentos felizes que aqui tiveram e mande muita luz, pois nessa celebração costumamos colocar muitas velas e abóboras, tipo Jack O’ Lantern no altar.
Essa época é propícia à reflexão sobre nossas emoções e sobre o que ocorreu em nossas vidas durante o ciclo que está se concluindo; para encararmos nossos medos e nossas limitações; desapegarmos de tudo que é peso morto; e buscarmos inspiração e sabedoria para vivermos as mudanças e as transformações.
Neste momento, em que quase todo o universo está em quarentena, aprendendo, às duras penas lidar com a morte, o espírito de Samhain vem nos lembrar que a nossa jornada nesta Terra é passageira, é hora de deixar morrer o que precisa morrer para que possamos nos abrir para novas possibilidades. Momento de pedir ajuda aos Espíritos Ancestrais para a obtenção de coragem, tranquilidade e vigor, para iniciarmos de “peito aberto” a caminhada simbólica ao ventre escuro da Mãe Terra.
Neste ponto, devemos ter o nosso poder como seres humanos sagrados, definir a nossa intenção, se mover através do processo de morte (muitas vezes bastante doloroso, mas necessário) e expandir para a luz para outras possibilidades. Os padrões disfuncionais se transformam em novos padrões que estão em equilíbrio e harmonia com a nossa intenção e a do universo.
Correspondências de Samhain
- Cores: preto, laranja e branco.
- Ervas: noz-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.
- Pedras: obsidiana, floco de neve, ônix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.
Atividades de Samhain
- Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia.
- Queima de pedidos.
- Confeccionar um Jack O’Lantern.
- Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim dos ancestrais.
- Sal Negro de proteção.
- Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água.
- Fazer máscaras que expressem a sua sombra.
- Confeccionar uma Witch’s Cord (Corda de Bruxa) para proteção durante o decorrer do ano.
- Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia.
- Erguer um Altar com a foto de seus ancestrais amados que já partiram e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra.
Comidas e Bebidas Sagradas:
Bolo maçãs, torta de abóboras, sopa de abóbora, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata assada, carnes vermelhas.
Blessed Samhain
Adelita Jurema