You are currently viewing Mulheres que tiraram a Bruxaria das Sombras

Mulheres que tiraram a Bruxaria das Sombras

Mulheres que tiraram a Bruxaria das Sombras que você não pode deixar de conhecer🧙🏼‍♀️. Trouxe para vocês algumas muito especiais, foram elas, entre outras que contribuíram de forma significativa para a Bruxaria sair das Sombras e ser o que é Hoje, lembrando que a luta nunca acaba, por isso Eu, Você e tantas outras estamos aqui.

Se hoje podemos falar sobre Magia, Bruxaria, culto à Deusa aqui, é porque essas e muitas outras mulheres muito além do seu tempo, desbravaram com muita coragem, persistência e sabedoria esse terreno. Essas MULHERES e BRUXAS dedicaram suas vidas, seus estudos, pesquisas e talentos  a conhecimentos que contribuíram e ajudaram a formar a Bruxaria como ela é hoje, em suas mais variadas formas e vertentes, bem como o Sagrado Feminino.

Trouxe algumas dessas mulheres que vocês não podem deixar de conhecer, foram muito mais mulheres e continuam sendo, então sugiro que você pesquise por aí (na internet mesmo) e conheça as histórias dessas e outras Bruxonas incríveis!

Saiba que se hoje eu estou aqui escrevendo e você está lendo sobre BRUXAS, FEMINISMO e MULHERES é porque elas nunca desistiram de lutar pelos nossos direitos.

Doreen Valiente

Foi a primeira Alta Sacerdotisa Gardneriana, ficou fascinada com o oculto e a magia natural durante a maior parte de sua vida, alegando sua primeira experiência mágica aos 13 anos. Teve influência retumbante no futuro de bruxaria, Wicca e neopaganismo. Ao longo dos anos, Doreen trabalhou com Gardner no aprimoramento de seu Livro das Sombras, tentava tirar dele a influência do mago cerimonial Aleister Crowley, ela queria purificá-lo para proteger a fé da reputação negativa de Crowley.

Margaret Murray

Foi uma historiadora e antropóloga, é considerada a Avó da Bruxaria e da Wicca, foi uma mulher à frente do seu tempo. Nos anos 20 e 30 lançou livros sobre a “Hipótese do Culto das Bruxas”, uma teoria nos dias de hoje desacreditada  por falta de documentos que a comprovem, essa teoria  propunha que os primeiros julgamentos das bruxas na Europa eram o resultado da tentativa do Cristianismo excluir o paganismo. Suas obras plantaram a sementinha para o surgimento dos primeiros movimentos Neopagãos.

Helena Blavatsky

Mística russa que  criou a Sociedade Teosófica e contribuiu enormemente para a união entre a espiritualidade e o pensamento científico.Blavatsky ela era uma exceção para sua época. Por meio de suas viagens e escritos, Blavatsky deu o tom para a revitalização do ocultismo ocidental e do esoterismo ao longo dos séculos XIX e XX. Helena criticava tanto a fé cega das religiões institucionalizadas quanto o ceticismo da ciência; sua moderna Teosofia teve um papel crucial para promover a Sabedoria Oriental no ocidente, e na formação de várias correntes esotéricas e holísticas. 

Pamela Coleman Smith

Se você comprou um baralho de tarô nos últimos cem anos, ou é um fã do Led Zeppelin, você está familiarizada com o legado dela. Ela ingressou na ordem da Golden Dawn em 1901, quando conheceu o famoso Arthur Edward Waite. Em 1909, Waite encomendou a Pamela um baralho de tarô de 78 cartas. Por muito tempo estas  cartas foram somente o Tarot Rider Waite, mas nos dias atuais existe um movimento muito grande para resgatar a importância de Pâmela neste trabalho.  Desde o lançamento do Tarot de Pamela e Waite, praticamente todos os tarots que vieram depois são inspirados nele.

Merlin Stone

Na sua maior obra, “Quando Deus era Mulher”, ela descreve sua teoria de como os hebreus suprimiram as religiões de adoração à deusa praticadas em Canaã e como a negação às estruturas sociais matriarcais e matrilineares existentes moldaram o judaísmo e, portanto, o cristianismo. Stone é uma das pioneiras na espiritualidade da Deusa. Sua obra teve uma influência profunda nos movimentos do Retorno da Deusa e no sagrado feminino.

Mirella Faur

Respeitada autora nacional e figura importante no movimento conhecido como o Ressurgimento do Sagrado Feminino, o retorno à Deusa aqui no Brasil.Ela desenvolveu um trabalho pioneiro promovendo celebrações públicas de plenilúnios, Roda do Ano, ritos de passagem e  grupos de estudos pautados em arquétipos de Deusas das diferentes tradições. Ela também bebeu de muitas dessas fontes, como Merlin Stone e Starhawk.

Starwank

A Dança Cósmica das Feiticeiras é um divisor de águas entre as primeiras autoras sobre paganismo e bruxaria e as atuais.Esta obra ajudou a definir o paganismo moderno, calibrando o movimento especificamente em termos de ecofeminismo, espiritual feminismo e adoração à Deusa, um misticismo holístico que combina bruxaria e adoração à terra com feminismo e ecologia. Até os dias atuais ela fala e escreve muito sobre os assuntos do feminismo e do paganismo, como duas ideologias profundamente conectadas.

Dion Fortune

Simplesmente a precursora do movimento moderno da Nova Era, do Paganismo e da Wicca. Suas obras de ficção transmitem princípios fundamentais de magia e espiritualidade, ela trouxe a linguagem rebuscada da alta magia para uma linguagem mais acessível ao leitor, incluindo a cabala. Suas obras foram fundamentais para as religiões neopagãs que estava renascendo na Inglaterra naquela época. Até hoje a dívida de religiões matriarcais modernas com Dion é enorme, seja em seus ritos e costumes, seja no desenvolvimento de sua mitologia.

Zsuzsanna Budapest

Mudou para sempre a paisagem do feminismo e do paganismo por meio de suas obras fundamentais e contribuições incansáveis. O Paganismo Americano Moderno e a Espiritualidade Feminista não estariam onde estão hoje sem sua influência. Sua filosofia colocou firmemente a liberação feminina em termos de espiritualidade feminina e deu a estrutura necessária que permitiu às feministas da segunda onda explorarem seu poder e espiritualidade fora dos limites das religiões patriarcais convencionais. Fundou o primeiro Coven de Bruxas feministas, que se tornou o modelo para milhares de outros grupos espirituais nascidos e espalhados pelo mundo.

Abaixo mais algumas bruxas maravilhosas para você pesquisar e se inspirar:

🔮Ocultistas

Pamela Coleman Smith

❤️Mães da Bruxaria Moderna

Maxine Sanders

Janet Farrar

Patricia Crowther

Sybil Leek

🧙🏼‍♀️Anciãs da Bruxaria

Margot Adler

Selena Fox

Laurie Cabot

💃Bruxas do Sagrado Feminino

Clarissa Pinkola Estés

Miranda Gray.

👩‍🏫Bruxas Historiadoras

Marija Gimbutas

Carol Patrice Christ

Adelita Jurema

Deixe um comentário