You are currently viewing Magia com as velas

Magia com as velas

Eu amo uma vela! Na bruxaria, elas são usadas para aumentar o poder de um encantamento ou para influenciar um poder em particular. Elas simbolizam a transformação da vontade em energia, elevando-a ao plano astral. Você pode notar que enquanto a vela é consumida, ela vai desaparecendo, evaporando-se. As velas são por vezes usadas juntamente com ervas e outros auxiliares dos encantamentos, todos apontando para um objetivo em comum. Escolha a vela que corresponde ao seu objetivo e com seu athame ou um palito grave nela os seus desejos. Para isso você pode usar siglas, símbolos, abreviações e tudo mais que lhe convém. Depois, use um óleo apropriado para ungir vela, ou qualquer óleo que tenha o objetivo de acordo com o encantamento. Não unte o pavio da vela.

Para untar uma vela, espalhe um pouco do óleo na sua mão de poder (a mão que mais usa) e esfregue a vela com movimentos circulares ou em espiral. Se desejar que alguma coisa venha até você, esfregue a vela da ponta para a base. Se desejar remover algo, (como por exemplo, num ritual de banimento) esfregue da base para a ponta. Role a vela sobre as ervas correspondentes e coloque-a finalmente no castiçal.

Suspenda as mãos dos lados da vela e mentalmente envie seus pensamentos para ela. Depois, acenda a vela dizendo:

Vela de poder, vela de força, cria os meus desejos aqui nesta noite.

Poder flui do fogo desta vela.

Traz-me o desejo do meu coração.

As minhas palavras têm força, a vitória está ganha.

Assim digo, Assim seja!

Este encantamento está feito.

A vela não deve ser apagada. Ela deve arder até o fim. É normal que ela evapore totalmente, mas caso haja vestígios da vela, retire-os com cuidado e dê o fim necessário. Pode jogar no  lixo, não jogue em rios e na natureza, não colabore com a poluição!

As velas também podem, ainda, ter seu poder aumentado com as cores e as formas. Cada cor vai ter uma simbologia, e as formas também, por isso, antes de fazer uma magia, feitiço, dá uma pesquisada nas cores e formas da velas para potencializar seu ritual.

A importância das cores na Magia

A linguagem que os Deuses e a natureza usam para falar com a gente é a luz, e as cores não são nada mais nada menos que isto. A cor é uma sabedoria divina. As principais culturas da Antiguidade conheciam com profundidade a relação existente entre Deuses, natureza e o equilíbrio do homem através das cores. Acredita-se que a cromoterapia já fosse praticada pelos antigos sacerdotes médicos do Tibete e do Egito. Hoje, é estudada cientificamente e aplicada nas clínicas e centros naturistas e de medicina ocultista. A cromoterapia é a utilização das cores na saúde.

A cor é o fator mais importante no uso magico das velas, pois a cor da vela sempre deve estar em perfeita analogia com as intenções, desejos e objetivos do ritual mágico que está sendo realizado. A cor age como intermediária entre o plano dos Deuses e a Terra, simbolicamente ela representa a chave que abre a porta que libera a realização de nossos pedidos. Os tons que estão associados aos Chakras, modificam ou alteram a coloração de nosso campo áurico. Essa modificação pode ocorrer por dois processos: inconsciente e consciente. No trabalho mágico a alteração da aura ocorre pelo processo inconsciente, pois as cores modificam a nossa aura de acordo com emoções, ações ou pensamentos e é aí que os Seres de outras dimensões contatados entendem a mensagem que está sendo emitida. Quando visualizamos uma determinada cor, nosso cérebro trabalha incansavelmente para que esta cor seja emitida pelo nosso campo áurico.

Na bruxaria aprendemos desde sempre que usar as cores é usar esse poder a nosso favor, para potencializar os feitiços e rituais. Por isso damos muito valor às cores correspondente dos Sabats, das deusas, dos cristais, das velas, tudo o que vamos fazer, desde um simples ritual até um sabat, estudamos e pesquisamos sobre as cores, para então usar o que der nas cores correspondentes, por exemplo, num ritual de amor com a deusa Freya, vamos de vermelho, para um ritual de fertilidade e abundância, verde. Por isso é tão importante antes de você fazer qualquer ritual, devemos pesquisar sobre as cores referentes a ele, e então providenciar tudo o que conseguir nesta cor, como as velas, cristais, toalha do altar, roupas…etc.

Existem cores destinadas aos planetas, signos zodiacais, dias da semana, fases da Lua, etc. Por isso antes de qualquer coisa devemos pesquisar e saber as analogias existentes entre esses elementos e a importância da cor nos nossos rituais.

Cor no uso mágico das velas

Amarelo – Intelecto, criatividade, unidade, trazendo o poder da concentração e da imaginação para o ritual; use em rituais onde você deseje obter dos outros uma confidencia ou persuadir alguém. Simboliza também a energia solar. Ação, atração, inspiração e mudanças súbitas. É a cor ligada a Mercúrio o planeta que representa o intelecto, a rapidez e a cura das doenças. As velas amarelas devem ser acesas quando queremos conquistar a alegria, alcançar sucesso no comércio ou nas vendas em geral. As velas amarelas devem ser usadas em ritos e sortilégios específicos para estes fins. Os rituais que tenham como finalidade a conquista da criatividade, inteligência sucesso na área da comunicação, na medicina ou nos problemas relacionados à saúde, devem sempre estar presentes velas amarelas.

Azul – Cor primária e espiritual para rituais que necessitem de harmonia, luz, paz, sonhos e saúde. Simboliza a verdade, inspiração, sabedoria, poder oculto, proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica e paciência. O azul está ligado a vários planetas. Dependendo de sua tonalidade e finalidade para a o qual for usado. O azul claro está ligado à Vênus e sua função é inspirar carisma e harmonia familiar. Esta tonalidade de azul atrai paz e equilíbrio, por isso as velas desta cor devem ser usadas quando queremos atrair tranquilidade, uma situação favorável ou a concórdia entre as pessoas. O azul claro também está ligado a Urano, por isso as velas desta cor podem ser usadas em rituais que tenham a finalidade de provocar mudanças bruscas na mente das pessoas. O azul marinho está ligado a Júpiter. Tem como função básica a virtude de trazer a prosperidade. Além disso. O azul escuro atrai a expansão de todas as coisas, boas ou ruins, por isso é uma cor que deve ser usada com muita cautela. Os rituais para conquistar a prosperidade, o êxito profissional e as boas oportunidades devem ser realizados sempre com velas azul marinho. Já os ritos relacionados à harmonia, compreensão e calma devem ser realizados com velas azuis claros.

Azul Royal – Promove a alegria e a jovialidade; use para atrair a energia de Júpiter ou para qualquer energia que você queira potencializar.

Azul Claro – Cor espiritual; ajuda nas meditações de devoção e inspiração; traz paz e tranquilidade para a casa. Irradia a energia do signo de Aquário; Sintetiza as situações.

Índigo – Cor da inércia; para parar pessoas ou situações; use em um ritual que requeira um elevado estado de meditação; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maledicência, mentiras ou competição indesejável. Equilíbrio do Karma. Energia de Saturno.

Dourada ou Amarelo muito claro – Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rápida. Simboliza também a energia solar. Poderes divinos masculinos.

Branco – É a mistura de todas as cores; Alinhamento espiritual, limpeza, saúde, verdade, poder, pureza. Grandes realizações na vida, totalidade; usada em rituais que envolvam a energia lunar. O branco é a cor universal. Pode ser usada para todas as finalidades. Está ligado a Saturno e à Lua, por isso atrai a intuição harmoniza o lado espiritual e a reconquista do otimismo e esperança. Quando realizar ritos que têm a finalidade de canalizar as energias mais superiores, utiliza velas brancas.

Cinza – Cor neutra ajuda a meditação; na magia, esta cor simboliza confusão, mas também nega ou neutraliza a influência negativa. Está ligada a Saturno. É urna cor de vela que deve ser evitada, pois seu maior atributo é trazer a tristeza, a depressão e o luto.

Laranja – A cor laranja está ligada ao Sol. As velas laranja atraem o sucesso, as honrarias, a fama, a popularidade e a sorte. Quando queremos uma resposta favorável aos nossos anseios devemos usar velas desta cor. O laranja afasta o azar o comodismo e o conformismo fazendo com que as pessoas tomem consciência de seus direitos e possibilidades na vida ajudando as mesmas a concretizarem seus objetivos.

Marrom – Cor da terra, equilíbrio; para rituais de força material; elimina a indecisão, atrai o poder da concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro. Serve também para encontrar objetos que foram perdidos.  Esta cor está ligada a Mercúrio. O marrom faz com que as pessoas coloquem “os pés no chão” e se centrem na vida. As velas de cor marrom devem ser usadas em rituais e sortilégios preparados para pessoas que ainda não conquistaram o sucesso material, a conquista de bens, propriedades, a realização pessoal e seu objetivo de vida. É uma cor que está ligada ao elemento Terra. E por consequência a todas as coisas ligadas a ela. Por isso, as velas marrons devem sempre ser acesas em homenagem aos Gnomos protetores da casa, para que estes não venham perturbar a paz dos moradores da mesma e para que possam presentear-nos com sorte e prosperidade.

Magenta – Combinação de vermelho com violeta, esta cor oscila com alta frequência; para rituais que necessitem de uma ação rápida ou um poder bem elevado ou uma saúde espiritual requerida; rápidas mudanças, cura espiritual e exorcismo.    

Preto –  Abre os níveis do inconsciente; usado em ritual para induzir um estado de meditação; simboliza também a negatividade a ser banida, no caso de rituais de devolução, reversão, desdobramento, anulação de forças negativas, discórdia, proteção, libertação, repelindo a “magia negra” e formas mentais negativas. Atrai a energia de Saturno. O preto não é uma cor negativa como muitos pensam. Está ligado à Lua, a Saturno e Plutão. O preto é uma cor extremamente poderosa que deve ser usada sempre que quisermos respostas concretas aos nossos objetivos. O preto é a cor do conhecimento do bem e do mal, por isso está ligado à Bruxaria em todas as suas manifestações. O preto é única cor, que não tem uma finalidade especifica, pois é sempre usada para atrair aquilo que queremos, sobre nós ou sobre outras pessoas, sejam coisas boas ou ruins seja a vida ou a morte, a saúde ou a doença, o sucesso ou o fracasso. O preto é uma “faca” de dois gumes é uma cor neutra. Seus poderes para atrair as coisas positivas ou negativas vão depender da pessoa que faz uso das velas desta cor e não da vela em si, como ocorre com as de outras cores.

Púrpura – Esta cor está relacionada a Júpiter e Netuno. Seus atributos são semelhantes aos descritos na parte referente à cor azul marinho, com ressalva aos aspectos ligados a Netuno, pois esta cor tem o poder de transmutar os karmas, trazer equilíbrio espiritual e harmonizar os altos e baixos que a vida pode influir a um indivíduo.

Rosa – Favorece o romance, a amizade; é uma cor usada em rituais para desenvolver sentimentos afetuosos; cor da feminilidade honra serviço, e favorece o diálogo em mesas de refeição familiar. Despertar espiritual cura de espírito e comunhão. Esta cor está ligada à Vênus. O rosa tem o poder de atrais a felicidade amorosa ao lado da pessoa amada. Harmoniza os laços matrimoniais e os casamentos que estão abalados. Por ser uma cor ligada à Vênus, equilibra os relacionamentos entre as pessoas, entre a família, entre os colegas de trabalho, etc. Velas cor de rosa devem ser usadas em rituais que se destinam à conquistar e atrair a pessoa que amamos.

Prateada ou cinza bem claro – Remove a negatividade e encoraja a estabilidade; ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas. Atrai a energia da Grande Mãe. Vitória, meditação, poderes divinos femininos.

Roxa – Poder, sucesso, idealismo, progresso, proteção, honras, quebra de má sorte, afasta o mal, adivinhação, altas manifestações psíquicas; ideal para rituais de independência, contato com entidades astrais. Energia de Netuno. 

Verde – É a cor sagrada de Vênus. O verde atrai a abundância, a fartura, a prosperidade e a conquista de bens materiais. O verde é a cor da renovação, da esperança e otimismo. Ritos e sortilégios que se destinam a atrair a fartura e a prosperidade devem ser realizados à luz de velas verdes.

Verde Esmeralda – Importante componente num ritual Venusiano; atrai amor, fertilidade e relação social.

Verde Escuro – Cor da ambição cobiça inveja e ciúme; coloca as influências destas forças num ritual. 

Vermelho – Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, vontade de poder; aumenta o magnetismo em um ritual; Energia dos signos de Áries e Escorpião. Para combatê-la o medo ou a preguiça.  É a cor de Marte, o planeta ligado a guerra, às brigas, batalhas e também às vitórias. Velas vermelhas têm a função de afastar as energias negativas de todas as ordens. Quando um feitiço é enviado contra nós, devemos nos proteger acendendo vermelhas para que assim seja afastado. Vermelho é a cor da guerra e da vitória por isso, quando estiver lutando para conquistar algo, realize rituais ou sortilégios com velas vermelhas. O sucesso será certo! Nos ritos que se destinam à afastar as influências maléficas de magia negra e bruxedos devem sempre estar presentes as velas vermelhas. Promove prosperidade, fertilidade, sucesso, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio; estimula rituais para a boa sorte, dinheiro, harmonia e rejuvenescimento.

Formas das Velas e seus significados mágicos

Quadradas: estabilidade, matéria, dinheiro, progresso, abertura de caminhos. Simboliza estabilidade na matéria, dinheiro, progresso, abertura de caminhos. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.

Pirâmide: realizações materiais, fechamento de negócios, lucros.

Velas espirais: Quando se busca maior objetividade em assunto em que a fantasia está mesclada com a realidade. As que apresentam a forma de caracol são usadas para claridade mental e sabedoria interior. Resolver problemas com urgência


Cilíndricas: Servem para tudo. Especialmente em pedidos difíceis.

Coração: Amor, paixão, sensualidade, meiguice.

Lua: Para acentuar sua energia intuitiva

Gnomo: Para seu elemento terra, se ligar com a natureza, desapego

Triangulares e Cônicas: Simboliza o equilíbrio, força, perseverança. Tem três planos: físico, emocional e espiritual. O cone voltado para cima significa o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.

Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o karma. Leveza e paciência. Seu uso traz coragem para enfrentar desafios.

Velas Redondas: Representam emoções, a totalidade. Devem ser utilizadas para fortalecimento espiritual e emocional. Liberam sentimentos. Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.

Velas com símbolos orientais: Quase todos eles são indicados para a prosperidade, sabedoria, saúde, paz e amor. Enquanto se queimam, vão ativando distintos símbolos ou sectores de nossa vida.

Vela de chave: Abrir, destrancar algo demorado, abertura de caminhos.

Velas de mel: Sugerem doçura e harmonia. Indicadas para cumprir desejos de sintonia de casal e para criar bons laços de trabalho.

Velas Flutuantes: Buscam leveza e calma devem ser acesas durante à tarde buscando a energia solar. Para acendê-las à noite, basta colocar o recipiente com a água em pleno sol por cerca de duas horas.

Curtas: Ajudam a energizar o ambiente, eliminando lembranças negativas do passado.

Longas: Busca da sabedoria e bênçãos divinas.

Quando for acender velas: Use sempre fósforos. Tenham em mente as intenções do ritual. Imagine os propósitos e objetivos e a concretização dos mesmos. Não se esqueça de ungir as velas, pois isto é uma forma simples de consagração.

Deixe um comentário