Lammas – A primeira colheita

Nesse Sabbat, que marca o início da estação da colheita e é dedicado ao pão, os Bruxos agradecem aos deuses pela colheita com várias oferendas às deidades para assegurar a continuação da fertilidade da terra, e honram o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus. Aqui no Brasil celebramos também Yemanjá, a grande mãe de todos nós!

Esse Sabbat anuncia a primeira colheita e traz o momento de reavaliar o sentido da Gratidão. Neste Festival, o Deus transforma-se em grãos para nutrir a humanidade, enquanto a Deusa vai assumindo sua face sábia.

É a festa do Pão, símbolo ancestral de fartura e abundância dos campos. Em Lammas celebramos e agradecemos pela abundância, pela nutrição do nosso corpo, mente e espírito.

A sacralidade dos grãos remonta aos primórdios da humanidade, por isso uma festividade muito importante e comum a todos os povos antigos era a festa da colheita. Honrava-se a morte na imagem do grão colhido e moído (e sua transfiguração como Deus sacrificial) e a vida no renascimento das sementes (brotando no ventre da Mãe Terra).

Enquanto do ventre da Deusa nascem as colheitas de grãos e frutas, o Deus se funde aos grãos e, ao ser sacrificado, entra no mundo subterrâneo. Apesar da abundância reinante, a atmosfera é de luto, pois a Deusa e a natureza lamentam a morte anual de Deus.

Desta forma, Lammas permite romper com ciclos negativos, abrindo a mente para uma nova realidade: a realidade da satisfação. A Gratidão, um dos ensinos dos povos ancestrais pela colheita de seu alimento, é a chave de cura que desmascara qualquer sentido de insatisfação e permite desbloquear a abundância em cada ser.

Correspondência de Lammas

  • Cores: marrom, verde e amarelo.
  • Ervas: Louro, alecrim, flor de laranjeira e girassol.
  • Pedras: Olho-de-Gato, Olho-de-Tigre, Olho-de-Falcão, Madeira Petrificada, Âmbar, Pirita, Pedra-do-Sol.

Atividades para Lammas

  • Fazer pão de Lammas ou pão de Lugh,
  • Fazer velas aromáticas para honrar a Deusa e o Deus;
  • Coletar água da chuva para uso de feitiços e potencializar objetos mágicos;
  • Criar e enterrar uma garrafa de bruxa;
  • Fazer uma Garrafa da Prosperidade com sementes e grãos;
  • Fazer um Saquinho da Bruxa, com ervas de prosperidade e grãos;
  • Fazer Bonecas mágicas;

Comidas e Bebidas

Pão com ervas frescas, castanhas, semente de girassol, frutas e vegetais, sopa de cebola, canjica, salada de arroz cinco grãos,  arroz doce, cerveja, sidra, chá de ervas ou de noz moscada com cravo e canela.

Blessed Lammas

Adelita Jurema

Deixe um comentário