Celebrações da Roda do Ano

OS OITO SABATS DA RODA DO ANO

Samhain

é a celebração da Roda do Ano mais importante para as bruxas, marca o ano novo celta. É o terceiro Festival da Colheita, aqui a sabedoria daqueles que vieram antes de nós é honrada para abençoar o novo ciclo que a terra inicia.

Yule

acontece no dia do Solstício de Inverno, é o momento de celebrar o retorno do Sol, celebrar o nascimento da criança da promessa, a qual nos convida ao amadurecimento e autoconhecimento.

Imbolc

é Festa da Luz. Celebração marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e projetos, pela aceleração e renovação das energias, dos novos começos e abertura de caminhos.

Ostara

celebrada no equinócio da primavera, a atmosfera desse Sabat é de renovação, regeneração, da germinação das sementes após a hibernação, o desabrochar da vegetação e a renovação da vida.

Beltane

o grande casamento do Sol e da Terra. Nesse Sabat a atmosfera é de excitação, celebração da sexualidade e da fertilidade, conscientização dos impulsos e das reais necessidades, harmonização e complementação dos opostos.

Litha

solstício de verão, o dia mais longo do ano, o auge da luz, essa é uma celebração de plenitude, realização, manifestação e mudança, tempo de desfrutarmos da nossa primeira colheita simbólica.

Lammas

também conhecido como Lughnashad, é o Sabbat da primeira colheita, momento em que os primeiros grãos eram colhidos, pães eram feitos e a fartura voltava a reinar.

Mabon

equinócio de outono, tempo de equilíbrio, festival da segunda colheita. Momento de agradecer por tudo o que colhemos, honrar os ancestrais e os espíritos da Terra.

Próxima Celebração